O INGEP conta com um time multidisciplinar de especialistas com sólida formação acadêmica e ampla experiência prática. São profissionais bi graduados, mestres, doutores e pesquisadores, com profundo domínio das temáticas que envolvem a Administração Pública, o Direito Administrativo e a Gestão Pública moderna.
Atuamos com uma equipe altamente qualificada e, sempre que necessário, também contamos com professores convidados reconhecidos nacionalmente em temas específicos, garantindo atualização constante e excelência técnica em todos os projetos e capacitações.
Advogado e Administrador de Empresas, atua nacionalmente como consultor e assessor nas áreas de licitação pública, redação de editais, projetos básicos, termos de referência e contratos administrativos, gerenciamento, fiscalização e auditoria de contratos, planejamento e avaliação de processos terceirizados e quarteirizados, redução e prevenção de passivo trabalhista. Diretor do Ingep – Instituto Nacional de Gestão Pública – INGEP, sendo o responsável pelo Núcleo de Estudos sobre Licitações e Contratos Administrativos. Foi professor de Direito Administrativo, Contratos e Direito Empresarial, entre outras, no curso de graduação em Direito da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Foi professor de diversas disciplinas no curso de graduação em Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Conferencista em âmbito nacional e integrante da equipe contratada pelo Governo da Bahia para o inédito trabalho de elaboração dos manuais de fiscalização e de gerenciamento de contratos administrativos e capacitação de mais de mil fiscais e gerentes de contrato daquele Estado. <b> Autor de diversos artigos e coautor dos livros “GERENCIAMENTO DE CONTRATOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”, publicado pela Editora Makron Books em 1998 (esgotado), coautor do livro “SUBSÍDIOS PARA CONTRATAÇÃO Administrativa”, publicado pela INGEP Editora em 2010 e 2º edição em 2011 (esgotado) e coautor do livro “SUBSÍDIOS PARA CONTRATAÇÃO ADMINISTRATIVA – Legislação Essencial e Questões Práticas”, pela INGEP Editora, em 2012.
Contadora formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e Advogada, formada pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, pós-graduada em Auditoria e Perícia Contábil pela Faculdade Porto-Alegrense – FAPA, sócia da Paim Contabilidade, em Gravataí/RS, onde atua há 15 anos com assessoria contábil a empresas e consultoria na área trabalhista e de custos. Trabalha como Perita Contábil compromissada há 12 anos e assistente técnica das partes em processos judiciais no estado do Rio Grande do Sul. Palestrante, congressista e facilitadora de treinamentos abertos e fechados voltados à gestão de Contratos, inclusive com enfoque específico para a Administração Pública e para a elaboração de planilha de custos para a formação do preço das contratações de serviços contínuos , dentre as quais destacam-se Telefônica São Paulo, Petrobras Macaé/RJ, TRE/TO, TRE/SC, TRE/RS, TJ/MS, TJ/TO, TJ/RO, TJ/RR, TRT/RJ, TRE/PR, TRE/MG, RE/MA, Universidade Federal da Fronteira Sul/SC, Conab/SC, Caixa Econômica Federal, Banrisul, Itaipu Binacional, dentre outras. Assessora técnica e articulista para as áreas de finanças e Licitações do INGEP – Instituto Nacional de Gestão Pública, com sede em Porto Alegre/RS. <b>Coautora do livro “SUBSÍDIOS PARA CONTRATAÇÃO Administrativa”, publicado pela INGEP Editora em 2010 e 2º edição em 2011 (esgotado) e coautora do livro “SUBSÍDIOS PARA CONTRATAÇÃO ADMINISTRATIVA – Legislação Essencial e Questões Práticas”, pela INGEP Editora, em 2012. Coautora do Livro Instrução Normativa nº 05/2017-MPDG-Comentários a artigos e anexos, Modelos Estruturais para Estudos Preliminares, INGEP Editora, 2017.
Graduada em Administração de Empresas e em Direito. Mestre em Administração pela Escola de Gestão e Negócios da Unisinos. Pesquisadora na área de comportamento do consumidor responsável, economia circular e gestão de resíduos sólidos. Expert em gestão, sustentabilidade e ESG. Consultora certificada pelo Instituto Lixo Zero Brasil. Diretora de Projetos e Consultora na Bah! Negócios Sustentáveis e Humanizados. Diretora do Núcleo de Estudos sobre Sustentabilidade e ESG do Instituto Nacional de Gestão Pública. Articulista e palestrante nas áreas de inovação, sustentabilidade e licitações. Professora de direito ambiental, sustentabilidade nas contratações públicas, promoção de estudos técnicos preliminares, elaboração de termos de referência e inclusão de cláusulas contratuais específicas de sustentabilidade. Especialista em adaptação do PLS – Plano de Logística Sustentável nas contratações públicas.
Especialista em licitações e contratos – Advogada formada pela UNIRITTER, onde monitorou o Núcleo do Juizado Especial do Centro Universitário Ritter dos Reis. Atuou na Companhia Estadual de Energia Elétrica do Estado do Rio Grande do Sul – CEEE, na Comissão de Licitações, assessorando a realização de atas das sessões, despachos de processos administrativos, relatório de recursos interpostos contra as decisões da Comissão e dos andamentos das fases das licitações, analisando as impugnações aos editais e demais atos relacionados aos tramites licitatórios. Em projeto iniciado em 2008 foi um dos profissionais responsáveis pela criação da Metodologia de Fiscalização de Contratos Administrativos do Estado da Bahia, respectiva redação do Manual de Fiscalização de Contratos Administrativos, bem como da capacitação de cerca de 900 servidores públicos para atuarem na função de Fiscais de Contratos Administrativos.
Trabalhando atualmente na elaboração de regulamentos e normativos diversos para empresa pública, sociedade de economia mista (com base na Lei 13.303/16) e Poder Judiciário (alinhados às Resoluções do CNJ).
DPO (Data Protection Officer) Profissional, com inúmeras certificações nacionais e internacionais, como ISFS Information Security Foundation Based on ISO 27001, PDPP Privacy & Data Protection Practitioner, EXIN Privacy and Data Protection Foundation, entre outras. Profissional da área de Segurança da Informação, membro do Comitê de Segurança da ANPPD. Diretor da LGPD Líder, empresa de consultoria em LGPD com atuação voltada à adequação e manutenção de programas de LGPD e terceirização da atividade de DPO (Data Protection Officer). Matemático de formação, tem Pós-graduação em Gestão de Pessoas pela UFRGS, tendo atuado por muitos anos na gerência de Recursos Humanos, até direcionar sua carreira para processos e proteção de dados. Atualmente atua concentradamente em consultorias para adequação de instituições de todo tipo à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), criando soluções customizadas, práticas e seguras, assumindo a responsabilidade de DPO (Data Protection Officer) para algumas instituições e supervisionando soluções relacionadas ao tratamento de dados de modo preventivo ou resultante de provocação ou denúncia. Elabora mapeamento de riscos e fluxos para tratamento de incidentes com dados pessoais e ministra treinamentos à operadores internos e externos sobre LGPD.
Pioneiro reconhecido e especialista brasileiro mais requisitado em Terceirização, é um profissional que se destaca por seu desempenho na introdução da técnica no país. O processo em que atuou, vitoriosamente, em defesa da prática da Terceirização, recebeu o selo nº1 do Memorial do TRT da 4ª Região, em outubro de 2007. Autor do primeiro e mais vendido livro sobre Terceirização no Brasil, é também autor de outros sete títulos que figuram entre as mais expressivas obras sobre o tema. Advogado especializado em Direito Civil, graduado em Direito pela Unisinos e em Recursos Humanos pela FGV/SP, com destacada atuação em atividades jurídicas de caráter não contencioso para a redução de passivos empresariais.
Presta serviços de consultoria para empresas, com atuação nos ramos do Direto Civil, Administrativo e do Trabalho. Foi Gerente do Jurídico Trabalhista da Industrial Pampeiro S.A.; Riocell S. A; Hospital Conceição S.A.; Hospital Cristo Redentor S.A.; Hospital Fêmina S. A.; Consultor Jurídico da Beneficência Portuguesa; Diretor Jurídico da Saratt e Leiria Advogados Associados SC; Gerente de Divisão de Recursos Humanos da Ripasa S.A.; Superintendente Administrativo Financeiro da GB Seguros Ltda. É um dos raros profissionais brasileiros a ser recebido pela Suprema Corte Japonesa, em missão oficial de estudos e como professor no grau de pós-graduação e extensão universitária, em diversos cursos de Direito e Administração de Recursos Humanos. Contratado, por empresas pertencentes à Administração Pública, com base no inciso II do art. 25, combinado com o inciso VI do art. 13 da Lei nº 8.666/1993. Treina, desde 1986, com reconhecido sucesso, os mais expressivos executivos nacionais em: Terceirização e suas decorrências, como o Gerenciamento, Redação e Auditoria de Contratos, bem como Defesa Judicial da Terceirização. Ministrou cursos de extensão universitária, em diversos cursos de Direito e Administração de Recursos Humanos.
Trabalhando atualmente na elaboração de regulamentos e normativos diversos para empresa pública, sociedade de economia mista (com base na Lei 13.303/16) e Poder Judiciário (alinhados às Resoluções do CNJ).
Graduada em Administração e Gestão de Recursos Humanos, pós-graduada em Licitações e Contratos Administrativos e pós-graduação em Compliance e Gestão de Riscos.
Com mais de 10 anos de experiência na administração pública, possui uma carreira destacada na avaliação de termos de referência e documentos de contratação pública, além da gestão de processos de contratação por inexigibilidade.
Entre as suas principais responsabilidades, estão a avaliação de termos de referência e documentos de contratação pública, gestão de processos de contratação por inexigibilidade, desenvolvimento e implementação de programas de treinamento e capacitação voltados para servidores públicos e profissionais da Administração Pública, propostas de consultoria e assessoria.
Atualmente, atua como Coordenadora da secretaria de treinamento e consultoria no INGEP Instituto Nacional de Gestão Pública, com sólida formação tem contribuído significativamente para a excelência e a eficiência dos processos administrativos e de capacitação no INGEP.