BRASIL
(51) 3331 0000

Projetos customizados e flexíveis, conforme as necessidades dos clientes.

A abordagem intelectual da gestão pública tem como foco a indicação de soluções pontuais, eficientes, seguras e econômicas, através da replicação de boas práticas e compartilhamento de conhecimento e de ferramentas de trabalho, angariados ou desenvolvidos ao longo dos anos na atuação junto a diferentes instituições, em diferentes cenários de Administração Pública.

Essencialmente os serviços oferecidos podem ser divididos em dois grandes grupos: Cursos e Consultorias

CURSOS

Serviço direcionado à transferência de conhecimentos e capacitação de profissionais, muitas vezes adicionado do fornecimento de ferramentas para aplicação prática dos conhecimentos e indicação de leituras adicionais. Possui diversas possibilidades e modalidades, desde palestras, workshops, seminários, congressos, debates dirigidos, até cursos abertos ou in company em diversos níveis de profundidade e maior ou menor conteúdo prático, com foco em atualização e discussão de temas críticos ou polêmicos.

O INGEP desenvolve capacitações que permitem ao profissional da Administração Pública uma visão ampla de todas as etapas do processo e sobre diferentes perspectivas, com abordagem atual e prática para a consolidação do conhecimento com viabilidade prática de utilização.

Metodologia de aulas e programas de transferência de conhecimento:

O objetivo é proporcionar um real conhecimento sobre os temas ministrados. O aluno de qualquer capacitação promovida por profissional do INGEP tem que sair do trabalho com segurança no conhecimento adquirido, de modo a poderem voltar para as suas instituições com ferramentas e aprendizados de aplicação imediata em seu dia-a-dia.

Foi percebido que as abordagens puramente teóricas pouco efeito trazem para a solução de problemas e o INGEP acredita que no bom ensino mais importantes que as respostas certas são as melhores perguntas, explorando as dificuldades e os contextos dos alunos e permitindo a reflexão e a troca entre os participantes.

É sabido que muitos clientes recorrem a serviços de capacitação e sobremodo consultorias provocados por percepção de problemas internos, que reclamam solução. Esclarecer uma dúvida e solucionar problemas emergenciais dos clientes além de agregarem imediato valor ao trabalho permitem conduzir o raciocínio do profissional cliente à consolidação de temática ampla graças ao interesse pontual.

O INGEP está atento à todas estas peculiaridades do conhecimento e desenvolvimento humano para entregar o máximo em compreensão e intelectualidade para aplicação prática no cotidiano da Administração Pública.

O método é de conhecimento compartilhado e construído em conjunto, com alta participação dos alunos – que trazem suas realidades e problemas à tona – e a interação com os professores além de indicar caminhos específicos, assenta conhecimento para novos e futuros desafios daqueles profissionais capacitados.

Então, a metodologia diferenciada pressupõe três níveis de curso ou capacitações:


Nível 1 - Aprender

Para iniciantes em suas atividades – a carga teórica e normativa é elevada, mas acompanhada da abordagem em casos práticos e reais.

Nível II - Fazer melhor

Para conhecedores do assunto sem experiência ou desatualizados que querem ferramentas de aplicação – existe uma base teórica, mas menor, e larga aplicação prática com interações professor-aluno-ferramenta em sala de aula, sobretudo por meio de exercícios.


Nível III - Aprofundar

Para decisores e elevados conhecedores ou experientes de determinados temas – grupos bastante pequenos com debates específicos de temáticas lançadas em nível macro na convocação e reduzidas a micro pelos próprios participantes nas vésperas de cada encontro – onde casos concretos de interesse dos clientes são debatidos em grupo até encontrar respostas a todas as questões previamente pautadas.

Consulte nosso calendário de eventos abertos ou solicite um curso in Company do seu jeito!

CURSOS ABERTOS

Consistem em ampla e pública oferta de capacitação sob diversos formatos em que se admite desde uma única inscrição por instituição até mesmo inscrições de grupos.

São capacitações específicas – nos três níveis oferecidos pelo INGEP em abordagem concentrada conforme programa previamente divulgado, sempre com os maiores especialistas do Brasil que apresentam os melhores resultados em sala de aula com matérias de relevância para a Administração Pública.

Porque escolher um Curso Aberto do INGEP?
Porque consolida elementos para a melhor experiência e proveito possível a alunos e professores, tais como:


O INGEP entende que conforto é elemento essencial para aproveitamento de uma capacitação, razão pela qual seleciona os locais mais adequados para o grupo a ser capacitado, de modo que possam manter a mente exclusivamente concentrada nas atividades didáticas proporcionadas. Os cursos são realizados sempre em hotéis de 4 ou 5 estrelas, quando disponíveis no local ofertado, ou centros de eventos modernos, de fácil acesso com acomodações de alto padrão, para que os alunos consigam permanecer confortáveis por todo o tempo do curso.

Somente professores de alto rendimento são admitidos para trabalhar em cursos do INGEP. Além disso, a equipe interna de professores é multidisciplinar e consegue absorver a maior parte das demandas de modo direto, com especialistas em áreas de conhecimento chave da administração pública. São especialistas, mestres e doutores que atuam há muitos anos no segmento e possuem alta capacidade para compartilhar conhecimento e ajudar os alunos na compreensão dos complexos institutos e solução de problemas complexos.

Quando funcionários públicos resolvem participar dos treinamentos abertos, encontram uma rica oportunidade de interagir com outros participantes de outros órgãos e instituições. Isto eleva ainda mais a troca de experiências e de boas práticas, além da criação e fortalecimento de vínculos com pares da Administração Pública.

Muitos clientes preferem inscrever seus funcionários em cursos abertos porque esta modalidade é a mais adequada para eles em relação aos seus orçamentos ou mesmo mais compatível com o número de pessoas que necessitam treinar em determinados temas. Assim, quando há pouca demanda ou orçamento reduzido, a sua participação em cursos abertos é o ideal em determinados contextos, ressaltando que o INGEP viabiliza cursos abertos com baixo número de participantes, de modo a permitir a diluição de custos sem comprometer a qualidade dos curso por eventual excesso de participantes – o que jamais é admitido – existindo, pois, um limite máximo para tipo de curso conforme temática e nível oferecido.

Eventualmente, pode ser mais rápida a tramitação interna da aprovação de participação em cursos na modalidade aberta. Isto é aplicável, sobretudo, quando há urgência para o treinamento de funcionários para resolução de problemas e questões prioritárias em pauta nas instituições. E também tem sido observado pela maior celeridade que algumas instituições concedem à tramitação da inexigibilidade de contratação para cursos abertos em relação aos cursos fechados (o que pode ser resolvido e equalizado, a propósito, em próprio curso do INGEP sobre contratação de T&D – Treinamento e Desenvolvimento).

Devido à ampla experiência e metodologia consolidada, o INGEP garante o máximo de ensino nas horas/aula ofertadas. Todos os programas são cuidadosamente construídos e alinhados aos materiais de modo a oferecer aos alunos real absorção de conteúdo em menor tempo possível, resultando que ao final de cada curso o aluno receba sempre mais que a média de conteúdo pelo tempo do curso frequentado.

Quer sugerir um curso para ser realizado na sua cidade?

Você poderá sugerir temas para cursos abertos na sua cidade, basta enviar um e-mail para o INGEP: ingep@ingep.com.br

DEMAIS EVENTOS ABERTOS – SEMINÁRIOS E CONGRESSOS

Além dos cursos abertos, o INGEP oferece eventualmente outros tipos de evento aberto, envolvendo temas variados de maior atualidade para a Administração Pública e interesse dos clientes, que podem ser:

Seminários – envolvendo diversos professores em temática concentrada (possivelmente realizado de modo encomendado In Company); ou

Este tipo de evento é ideal quando há a necessidade de exploração de tema específico sob diferentes ângulos e especialização, quando exige alocação de mais de um professor especialista para abordagens integradas. Os seminários do INGEP têm duração média de 2 a 3 dias e são programados de acordo com as necessidades e atualidades do setor público.

Congressos – envolvendo diversos professores em temáticas complementares, este tipo de evento tem maior duração – mínimo de 3 dias e no máximo uma semana, multiplicidade de professores e busca a apresentação de um amplo panorama de entendimentos, integrados ou divergentes, permitindo ao aluno participante uma visão global dos entendimentos sobre o assunto e perspectivas para as temáticas abordadas.

Ainda, excepcionalmente para eventos já existentes e consagrados, de interesse de clientes externos (instituições públicas ou instituições privadas titulares de Seminários e Congressos próprios), o INGEP cede palestrantes para períodos de explanação mais curtos – de 1h a 8h até mesmo para turmas grandes.

Sugira temáticas de interesse para montagem de programas múltiplos em Seminário ou Congresso, ou solicite um seminário ou palestra na sua instituição ou escola através do email: ingep@ingep.com.br


CURSOS IN COMPANY

Consistem em restrita oferta de capacitação desenvolvida para uma necessidade pontual apresentada pela instituição interessada.
Pode envolver qualquer tema de interesse do cliente.
Os Programas In Company são totalmente personalizados em seus conteúdos e dinâmicas para atender necessidades específicas de cada Instituição.

Por qual razão a melhor opção para cursos In Company é o INGEP? 

Porque apresenta total flexibilidade de conteúdo, metodologia e jornada de trabalho.

O projeto é ajustado em conjunto pelo cliente e pelo INGEP, não existindo padrões impostos de programa de treinamento.

A metodologia é indicada, mas admite conformações conforme composição do grupo e interesse do cliente.

A jornada de trabalhos será a mais conveniente ao cliente (o INGEP trabalho até mesmo com jornadas diárias inferiores a 8 horas quando demandado).

Embora o INGEP tenha um grupo de professores previamente avaliado e disponível; se necessário, identifica e avalia outro instrutor mais adequado à temática diferenciada porventura solicitada e promove sofisticação de metodologia para atendimento ao cliente.

Como diferencial, quando cabível e solicitado pelo cliente, o INGEP promove uma avaliação prévia de nivelamento do conhecimento, para seleção de público-alvo e para o planejamento da evolução e consolidação do aprendizado, admitindo-se possivelmente, nestes casos, avaliação ao final do curso para identificação de retenção de aprendizado.

Além disso,

Os conteúdos preparados para cursos in company sucedem um estudo e uma pesquisa de matéria específica, na medida do órgão em questão e dos problemas que precisa sanar com a capacitação. Isto permite uma grande profundidade na explanação do conteúdo e uma assertividade pontual na solução de dúvidas e anseios do público participante.

Somente professores de alto rendimento são admitidos para trabalhar em cursos do INGEP. Além disso, a equipe interna de professores é multidisciplinar e consegue absorver a maior parte das demandas de modo direto, com especialistas em áreas de conhecimento chave da administração pública. São especialistas, mestres e doutores que atuam há muitos anos no segmento e possuem alta capacidade para compartilhar conhecimento e ajudar os alunos na compreensão dos complexos institutos e solução de problemas complexos. Quando contratados professores de fora da instituição, passam por prévia avaliação de qualidade e ajuste de metodologia para manter o padrão de excelência do INGEP.

Os clientes que optam por contratar os cursos In Company do INGEP percebem a relação custo-benefício como a melhor, sobretudo quando há um número considerável de servidores da mesma instituição que precisam ser treinados. O INGEP oferece precificação por programa e turma fechada ou por participante em número mínimo garantido. Sempre existe uma formatação de precificação mais adequada para que a instituição economize na contratação.

Devido à ampla experiência e metodologia consolidada, o INGEP garante o máximo de ensino nas horas/aula ofertadas. Todos os programas são cuidadosamente construídos e alinhados aos materiais de modo a oferecer aos alunos real absorção de conteúdo em menor tempo possível, resultando que ao final de cada curso o aluno receba sempre mais que a média de conteúdo pelo tempo do curso frequentado.

A metodologia de ensino do INGEP permite constante avaliação e crescentes programas em busca da elevação dos níveis de conhecimento dos clientes e, para isto, pode-se ajustar capacitações In Company escalonadas.

Quer um treinamento especializado?

Você poderá sugerir temas para cursos in company na sua organização, basta enviar um e-mail para o INGEP: ingep@ingep.com.br

Solicite-nos mais informações: ingep@ingep.com.br

CURSOS COMPARTILHADOS – uma modalidade intermediária entre In Company e Aberto

Para Instituições que tem interesse em um mesmo treinamento, a turma é fechada para um grupo de servidores e o curso é realizado na sua cidade/estado, esta modalidade de treinamento é mais econômica, pois reduz o gasto com deslocamento dos servidores, possibilitando que mais servidores sejam treinamentos a baixo custo, pois o investimento pode ser compartilhado entre as instituições em proporções intermediadas pelo INGEP. Trata-se de processo transparente, onde são somados os benefícios do curso In Company com os benefícios do curso aberto, pois a temática e abordagem podem sofrer os mesmos ajustes e adaptações do curso In Company, os custos são rateados em mais de uma instituição, e ocorre ainda a integração de grupos afins de servidores que podem formar aliança de estudo e apoio futuro.

CONSULTORIAS

Serviço direcionado à avaliação de casos concretos dos clientes e indicação de soluções, podendo ou não agregar assessoria para implementação das mudanças e evoluções porventura indicadas, ou transferência de tecnologia prática, de modo a participar ativamente dos processos de mudança permitindo a manutenção dos mesmos apenas pelos servidores internos capacitados no próprio projeto.

Cada consultoria é estruturada para o caso concreto de cada cliente e montado um grupo de atendimento específico. São previamente avaliados o problema ou carência original que deu ensejo à demanda da consultoria, a abrangência temática envolvida, as entregas almejadas pelo cliente, o tempo disponível ou exigido para conclusão, a equipe e instrumentos disponibilizados pela instituição contratante.

Todas as consultorias do INGEP contam com, ao menos, dois profissionais envolvidos e sempre observadas duas premissas para realização:

(1)- mais de um profissional para que possa haver revisão interna e prévia de trabalhos, debates prévios em grupo coeso e eventual seguimento do trabalho se sobrevier impedimento transitório ou definitivo de um dos consultores;

(2)- ao menos um profissional com visão do “todo” da consultoria.