BRASIL
(51) 3331 0000

O INGEP conta com um time multidisciplinar de especialistas, com ampla experiência em suas categorias, bi graduados, mestres e doutores pesquisadores, com conhecimento profundo das matérias da Administração Pública e do Direito Administrativo.

A rigor, conta com seus fundadores pertencentes ao conselho de metodologia:

FLAVIANA VIEIRA PAIM

Contadora formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e Advogada, formada pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, pós-graduada em Auditoria e Perícia Contábil pela Faculdade Porto-Alegrense – FAPA, sócia da Paim Contabilidade, em Gravataí/RS, onde atua há 15 anos com assessoria contábil a empresas e consultoria na área trabalhista e de custos. Trabalha como Perita Contábil compromissada há 12 anos e assistente técnica das partes em processos judiciais no estado do Rio Grande do Sul. Palestrante, congressista e facilitadora de treinamentos abertos e fechados voltados à gestão de Contratos, inclusive com enfoque específico para a Administração Pública e para a elaboração de planilha de custos para a formação do preço das contratações de serviços contínuos , dentre as quais destacam-se Telefônica São Paulo, Petrobras Macaé/RJ, TRE/TO, TRE/SC, TRE/RS, TJ/MS, TJ/TO, TJ/RO, TJ/RR, TRT/RJ, TRE/PR, TRE/MG, TRE/MA, Universidade  Federal da Fronteira Sul/SC, Conab/SC, Caixa Econômica Federal, Banrisul, Itaipu Binacional, dentre outras. Assessora técnica e articulista para as áreas de finanças e Licitações do INGEP – Instituto Nacional de Gestão Pública, com sede em Porto Alegre/RS. Coautora do livro “SUBSÍDIOS PARA CONTRATAÇÃO Administrativa”, publicado pela INGEP Editora em 2010 e 2º edição em 2011 (esgotado) e coautora do livro “SUBSÍDIOS PARA CONTRATAÇÃO ADMINISTRATIVA – Legislação Essencial e Questões Práticas”, pela INGEP Editora, em 2012.

GUSTAVO CAUDURO HERMES

Advogado e Administrador de Empresas, atua nacionalmente como consultor e assessor nas áreas de licitação pública, redação de editais, projetos básicos, termos de referência e contratos administrativos, gerenciamento, fiscalização e auditoria de contratos, planejamento e avaliação de processos terceirizados e quarteirizados, redução e prevenção de passivo trabalhista. Diretor do Ingep – Instituto Nacional de Gestão Pública – INGEP, sendo o responsável pelo Núcleo de Estudos sobre Licitações e Contratos Administrativos.  Foi professor de Direito Administrativo, Contratos e Direito Empresarial, entre outras, no curso de graduação em Direito da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Foi professor de diversas disciplinas no curso de graduação em Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM.  Conferencista em âmbito nacional e integrante da equipe contratada pelo Governo da Bahia para o inédito trabalho de elaboração dos manuais de fiscalização e de gerenciamento de contratos administrativos e capacitação de mais de mil fiscais e gerentes de contrato daquele Estado.  Autor de diversos artigos e coautor dos livros “GERENCIAMENTO DE CONTRATOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”, publicado pela Editora Makron Books em 1998 (esgotado), coautor do livro “SUBSÍDIOS PARA CONTRATAÇÃO Administrativa”, publicado pela INGEP Editora em 2010 e 2º edição em 2011 (esgotado) e coautor do livro “SUBSÍDIOS PARA CONTRATAÇÃO ADMINISTRATIVA – Legislação Essencial e Questões Práticas”, pela INGEP Editora, em 2012.

YARA BEATRIZ CRUZ DE OLIVEIRA

Advogada, Doutoranda em Políticas Públicas pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade Luterana do Brasil; pós-graduada em Didática, Administração e Planejamento Docente pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA; graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS; professora de Direito Processual Civil da Universidade Luterana do Brasil entre 1995 e 2002, nas disciplinas de Teoria Geral do Processo, Processo de Execução e Medidas Cautelares e Prática Processual em Recursos Cíveis; Diretora e professora da ESAPP – Escola de Administração Pública, entre os anos de 2002 e 2005, atuando nacionalmente em cursos abertos, corporativos e treinamentos nas áreas de Controle Judicial da Constitucionalidade e Atuação do Poder Público em Juízo, Sistemas de Controle de Condutas do Servidor no Setor Público – Sindicância, Processo Administrativo Disciplinar e Avaliação de Desempenho; consultora e coordenadora do Núcleo de Processos e Procedimentos Administrativos e Judiciais do INGEP – Instituto Nacional de Gestão Pública; colaboradora da AUGURE – Desenvolvimento Empresarial Ltda.; Consultora Jurídica; parecerista e palestrante na área de controle de condutas dos agentes públicos – controle disciplinar e avaliação de desempenho – e processos administrativos sancionatórios em contratações administrativas, junto a instituições como Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro – TRE-RJ, Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina – TRE-SC, Tribunal Regional do Trabalho da 19ª  Região – TRT 19ª, Banestes S/A, Ministério da Saúde – Hospital Geral de Bonsucesso – Rio de Janeiro. Co-autora do livro “SUBSÍDIOS PARA CONTRATAÇÃO ADMINISTRATIVA – Legislação Essencial e Questões Práticas”, Publicado pelo INGEP Editora, em 2012. Autora do livro “DOSIMETRIA DA PENALIZAÇÃO NOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS” publicado pelo INGEP Editora, em 2013. 

Professora convidada da Escola Superior da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ – para o curso de Pós-graduação em Direito Administrativo em 2014 e 2016. Professora convidada no curso de pós-graduação de Direito Administrativo pela ESAJ – Escola de Administração Judiciaria do Estado do Rio de Janeiro em 2014 e 2016.

Com seus profissionais parceiros já consagrados em trabalhos realizados:

JERÔNIMO SOUTO LEIRIA

Pioneiro reconhecido e especialista brasileiro mais requisitado em Terceirização, é um profissional que se destaca por seu desempenho na introdução da técnica no país. O processo em que atuou, vitoriosamente, em defesa da prática da Terceirização, recebeu o selo nº1 do Memorial do TRT da 4ª Região, em outubro de 2007. Autor do primeiro e mais vendido livro sobre Terceirização no Brasil, é também autor de outros sete títulos que figuram entre as mais expressivas obras sobre o tema. Advogado especializado em Direito Civil, graduado em Direito pela Unisinos e em Recursos Humanos pela FGV/SP, com destacada atuação em atividades jurídicas de caráter não contencioso para a redução de passivos empresariais.

Presta serviços de consultoria para empresas, com atuação nos ramos do Direto Civil, Administrativo e do Trabalho. Foi Gerente do Jurídico Trabalhista da Industrial Pampeiro S.A.; Riocell S. A; Hospital Conceição S.A.; Hospital Cristo Redentor S.A.; Hospital Fêmina S. A.; Consultor Jurídico da Beneficência Portuguesa; Diretor Jurídico da Saratt e Leiria Advogados Associados SC; Gerente de Divisão de Recursos Humanos da Ripasa S.A.; Superintendente Administrativo Financeiro da GB Seguros Ltda. É um dos raros profissionais brasileiros a ser recebido pela Suprema Corte Japonesa, em missão oficial de estudos e como professor no grau de pós-graduação e extensão universitária, em diversos cursos de Direito e Administração de Recursos Humanos. Contratado, por empresas pertencentes à Administração Pública, com base no inciso II do art. 25, combinado com o inciso VI do art. 13 da Lei nº 8.666/1993. Treina, desde 1986, com reconhecido sucesso, os mais expressivos executivos nacionais em: Terceirização e suas decorrências, como o Gerenciamento, Redação e Auditoria de Contratos, bem como Defesa Judicial da Terceirização. Ministrou cursos de extensão universitária, em diversos cursos de Direito e Administração de Recursos Humanos.

Trabalhando atualmente na elaboração de regulamentos e normativos diversos para empresa pública, sociedade de economia mista (com base na Lei 13.303/16)  e Poder Judiciário (alinhados às Resoluções do CNJ).   

LAURA PIETZSCH LEIRIA

Especialista em licitações e contratos – Advogada formada pela UNIRITTER, onde monitorou o Núcleo do Juizado Especial do Centro Universitário Ritter dos Reis. Atuou na Companhia Estadual de Energia Elétrica do Estado do Rio Grande do Sul – CEEE, na Comissão de Licitações, assessorando a realização de atas das sessões, despachos de processos administrativos, relatório de recursos interpostos contra as decisões da Comissão e dos andamentos das fases das licitações, analisando as impugnações aos editais e demais atos relacionados aos tramites licitatórios. Em projeto iniciado em 2008 foi um dos profissionais responsáveis pela criação da Metodologia de Fiscalização de Contratos Administrativos do Estado da Bahia, respectiva redação do Manual de Fiscalização de Contratos Administrativos, bem como da capacitação de cerca de 900 servidores públicos para atuarem na função de Fiscais de Contratos Administrativos.

Trabalhando atualmente na elaboração de regulamentos e normativos diversos para empresa pública, sociedade de economia mista (com base na Lei 13.303/16)  e Poder Judiciário (alinhados às Resoluções do CNJ).

MARCOS BRASIL MORAES

Bacharel em Comunicação – Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul –UFRGS, Pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, Pós-graduado em Gestão da Qualidade pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Especialização em Comunicação Organizacional pela Escola Superior de propaganda e Marketing – ESPM,  com formação clássica em Programação Neurolinguística – PNL – pela NLP University (University of California/USA com titulação Master Trainer pela NLP University, com certificações internacionais nos níveis Practitioner, Master Practitioner e Trainer pelo Centro Sul Brasileiro de PNL.  É consultor empresarial, master trainer,  coach generativo e intrutor nas áreas de  negociação, programação neurolinguística clássica, Coaching, Planejamento estratégico pessoal, inclusive com enfoque específico para a Administração Pública, dentre as quais destacam-se PETROBRÁS, UFRGS – Centro de Empreendedores em Informática, Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A – BANRISUL, PROCERGS, Prefeitura Municipal de Porto Alegre/ RS, Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul/ RS, Prefeitura Municipal de Gramado/ RS, SEBRAE NACIONAL e CACB, GVT Paraná, UNIMED Caxias do Sul, Grupo ALGAR, SICREDI, UNISINOS, Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul.

PAULO SILVIO SILVA DE FARIA

Graduado como Oficial do Exército-1971 , Mestrado-Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais-1981, Doutorado – Escola de Comando e Estado – Maior – Estratégia Nacional – 1986. Na área pedagógica tem os cursos de Operacionalização de Objetivos Educacionais-CEP, de Análise Ocupacional-CEP e de Organização e Métodos-FGV. No Exército foi chefe de Seções de Orçamento, de Finanças e de Patrimônio de Departamentos e Diretorias; Foi instrutor(professor) da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; Foi Chefe da 1ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças. Na vida civil foi Diretor Adm-Fin do DETRAN/RJ; Assessor da Presidência do IPERJ; Pró-Reitor Administrativo da Universidade SUAM; Coordenador de projetos no Núcleo Superior de Estudos Governamentais/UERJ, Consultor da OM&RM Auditoria e Consultoria. Possui Moção de Louvor pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente ministra cursos em diversas empresas nas áreas de Orçamento, Finanças, Almoxarifado, Patrimônio e Controle Interno, já tendo participado da capacitação de mais de 14000 alunos. É professor de MBA em Gestão Pública e Pós-graduação em Direito e Administração Pública nas Universidades Cândido Mendes e Castelo Branco, no Rio de Janeiro.

E com o profissional adequado para sua necessidade, pois possui grandioso banco de dados e pode buscar o profissional ideal para necessidades inéditas não absorvidas pelo grupo atual, formando um considerável grupo de professores/consultores convidados.