Curso Gestão Patrimonial, Instrumentos para a Gerência de Material, Almoxarifado e Desfazimento de Bens Móveis

06 e 07/08/2020

Porto Alegre – RS

Objetivos deste Curso

O curso tem por objetivo valorizar a área de material e patrimônio e aproximá-la da execução financeira, de maneira que os conhecimentos não fiquem estanques. É indispensável o correto tratamento físico e contábil dos bens, além de uma rotina para o controle do patrimônio, seu desfazimento, sua escrituração, sua depreciação e reavaliação e o cálculo de estoques. Este treinamento vai proporcionar aos participantes identificar e compreender a estrutura da Administração Pública; as Classificações Orçamentárias (imprescindíveis para a gestão patrimonial); as características e classificações do Patrimônio e Material com enfoque orçamentário; as normas de gestão de material, Fórmulas de Estoque; as normas de Desfazimento de Bens Móveis; as tipos de inventários, particularmente, nas transferências de responsabilidade; as rotinas de controle interno de controle patrimonial; a depreciação e a reavaliação.

Público Alvo

Servidores que exercem funções relacionadas, direta ou indiretamente, Compras, Almoxarifado, Patrimônio, Material, Finanças, Orçamento e Controle Interno nas esferas Federal, Estadual Municipal dos três Poderes, além de escritórios de contabilidade que apoiam os municípios.

Carga horária e datas de realização

A carga horária deste Curso é de 16h (dezesseis horas), a ser ministrado nos dias 06 e 07 de agosto de 2020

Local

Porto Alegre – Rs.

Local: hotel Quality Porto Alegre, Tel: (51) 3275-1558, R. Comendador Caminha, 42 – Moinhos de Vento, Porto Alegre – RS.

O horário do curso é o seguinte:

Das 8:30 as 12:30 – Com intervalo para coffee-break as 10:00

Das 13:30 as 17:30 – Com intervalo para coffee-break as 16:00

O Ingep poderá alterar o local de realização do evento em casos de impossibilidade de realização no local indicado, informando sobre o novo local com antecedência e preservando-se a mesma localidade, qualidade infraestrutura.

Se você se desloca de outra cidade ou Estado, certifique-se de que o evento tem quórum e está confirmado antes de realizar quaisquer pagamentos relativos à hospedagem e outros do gênero para a sua participação.


Conteúdo Programático

1.Noções Básicas de Execução Financeira, Orçamentária e Contábil (Atualizado pelo MCASP).

– Orçamento;

– Classificação Institucional;

– Funcional;

– Programática E por Natureza da Despesa;

– Restos a pagar e Despesa de Exercícios Anteriores. Suprimento de Fundos(Adiantamentos);

– Consolidação das contas públicas;

– Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos;

– Impropriedades encontradas na classificação orçamentária que acarretam erros na contabilidade patrimonial.

2.Patrimônio

– Preceitos constitucionais;

– Formação, preservação e classificação;

– Agregação de valor aos Ativos Imobilizado e Intangível;

– Classificação patrimonial de material oriundo de serviços;

– Foro e Laudêmio;

– Estudo de Caso;

– Normas de Controle Interno de Almoxarifado, Bens Móveis e Imóveis (Roteiro).

3. Material

– Consumo e Permanente;

– Parâmetros excludentes de material permanente;

– Recebimento Provisório e Definitivo;

– Renovação e Saneamento de estoques;

– Cálculos dos Estoques Mínimo e Máximo, Consumo Médio, Ponto de Ressuprimento e Quantidade a Ressuprir;

– Tipos e finalidades dos Inventários;

– Controle de bens através rádio frequência(RFID);

– Sistema Básico de Material;

– Processos de Fornecimento;

– Estoques patrimoniais. Guarda e conservação;

– Estudo de Caso;

-Prática para cálculo de estoques.

4.Compras Governamentais

– Abordagem básica dos sistemas atuais;

– Casos reais da atuação de Fiscal/Gestor de contratos.

5. Movimentação de material</p>

– Incorporações e orçamentárias e extra-orçamentárias;

– Desincorporação;

– Relatórios de Almoxarifado-RMA e de Bens Móveis-RMB;

– Comodato.

6. Desfazimento de Bens Móveis

– Baixas Patrimoniais;

– Normas de desfazimento;

– Transferência, Doação, Cessão;

– Permuta e Tipos de Alienação;

– Abandono e Inutilização;

– Modelos de Termos de Desfazimento e Termo Circunstanciado Administrativo-TCA;

– Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos;

– Impropriedades na agregação de ativos.

7.Depreciação e Reavaliação

– NBCT 16.9 e 16.10;

– avaliação, reavaliação e depreciação;

– conceitos, responsabilidades e procedimentos;

– Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos;

-Bens adquiridos antes da nova legislação;

– Bens com valores defasados;

-Teste de Recuperabilidade.


Instrutor Especialista – Mini Currículo

PAULO SILVIO SILVA DE FARIA – Graduado como Oficial do Exército-1971 , Mestrado-Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais-1981, Doutorado – Escola de Comando e Estado – Maior – Estratégia Nacional – 1986. Na área pedagógica tem os cursos de Operacionalização de Objetivos Educacionais-CEP, de Análise Ocupacional-CEP e de Organização e Métodos-FGV. No Exército foi chefe de Seções de Orçamento, de Finanças e de Patrimônio de Departamentos e Diretorias; Foi instrutor(professor) da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; Foi Chefe da 1ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças. Na vida civil foi Diretor Adm-Fin do DETRAN/RJ; Assessor da Presidência do IPERJ; Pró-Reitor Administrativo da Universidade SUAM; Coordenador de projetos no Núcleo Superior de Estudos Governamentais/UERJ, Consultor da OM&RM Auditoria e Consultoria. Possui Moção de Louvor pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente ministra cursos em diversas empresas nas áreas de Orçamento, Finanças, Almoxarifado, Patrimônio e Controle Interno, já tendo participado da capacitação de mais de 14000 alunos. É professor de MBA em Gestão Pública e Pós-graduação em Direito e Administração Pública nas Universidades Cândido Mendes e Castelo Branco, no Rio de Janeiro.

Investimento:

Valor para 01 inscrição: R$ 1.990,00 (um mil novecentos e noventa reais).

Incluso no curso:
Material didático encadernado.
Certificado de participação do curso respectivo, desde que 75% de participação mínima.
Coffee breaks

Não está incluso no curso:
Hospedagem
Traslados
Outras despesas inerentes não citadas como inclusas.

Pagamento:
O pagamento será realizado mediante crédito em conta corrente do Ingep, em até 5 dias de data de realização do curso, mediante faturamento.

Considerações Importantes:

As datas dos cursos podem ser alteradas, a critério do Ingep, sendo, neste caso, comunicados os alunos já inscritos, com até 5 dias úteis de antecedência.

Cancelamentos ou desistências de inscrições já efetivadas serão atendidas, desde que informadas com, no mínimo, 15 dias de antecedência da data do curso, através do e-mail ingep@Ingep.com.br.

Inscrições de participantes já inscritos, que não comparecerem no curso não serão reembolsadas, podendo, no entanto, ser reaproveitado o crédito respectivo para cursos futuros.

Na hipótese de cancelamento ou prorrogação do presente curso, por motivos de força maior ou inviabilidade transitória, o Ingep não se responsabiliza por quaisquer pagamentos antecipados auferidos pelos participantes, sendo imprescindível a confirmação de quórum para a realização do evento, através do e-mail ingep@ingep.com.br ou fone 051 3331 0000.

Inscrição:

Como fazer sua inscrição:

Para garantir sua participação, você deve preencher o formulário abaixo ou enviar um e-mail de inscrição para ingep@ingep.com.br, informando os dados solicitados.

Após realizar sua pré-inscrição, aguarde um e-mail de confirmação do evento com todas as orientações complementares.

Se você necessitar de documentação qualquer para oficializar seu pedido de participação e aprovação, internamento, basta solicitar à nossa Administração. ingep@ingep.com.br ou telefone 51 3331.0000.