Curso Online – Gestão Patrimonial, Instrumentos para a Gerência de Material, Almoxarifado e Desfazimento de Bens Móveis

08, 09, 10 e 11/12/2020

Curso 100% Online ao vivo

Objetivos deste Curso

O curso tem por objetivo valorizar a área de almoxarifado e patrimônio e aproximá-la da execução financeira, de maneira que os conhecimentos não fiquem estanques .É indispensável o correto tratamento físico e contábil dos bens, além de uma rotina para o controle do patrimônio, seu desfazimento, sua escrituração, sua depreciação e reavaliação e o cálculo de estoques.

Público Alvo

Servidores que exercem funções relacionadas, direta ou indiretamente, Compras, Almoxarifado, Patrimônio, Material, Finanças, Orçamento e Controle Interno nas esferas Federal, Estadual Municipal dos três Poderes, além de escritórios de contabilidade que apoiam os municípios.

Carga horária e datas de realização

A carga horária de trabalhos neste curso é de 16 (dezesseis) horas, sendo 04 (quatro) horas de aula online ao vivo distribuídas em 04 (quatro) encontros assim programados:

Dia 08 de dezembro das 14h às 18h

Dia 09 de dezembro das 14h às 18h

Dia 10 de dezembro das 14h às 18h

Dia 11 de dezembro das 14h às 18h

* Intervalo de 15 minutos.

Inscrições prévias em www.ingep.com.br ou tire suas dúvidas através do e-mail ingep@ingep.com.br ou pelo telefone 51 3331-0000.

Metodologia

I. Treinamento realizado por plataforma de Ensino à Distância, envolvendo a seguinte sequência:

a. Remessa de confirmação de inscrição por e-mail a cada aluno – com indicação de meios para acesso à plataforma de EAD do INGEP para acesso ao conteúdo digital e informações para acesso a plataforma Zoom onde será realizado o curso ao vivo;

b. Fornecimento de materiais eletrônicos de apoio;

c. Sequência de apresentações, que envolvem, necessariamente quatro encontros ao vivo assim programados, possibilidade de participação ao vivo durante a transmissão, exercícios práticos e outras novidades:

i. Dia 08 de dezembro das 14h às 18h

ii. Dia 09 de dezembro das 14h às 18h

iii. Dia 10 de dezembro das 14h às 18h

iv. Dia 11 de dezembro das 14h às 18h

d. Indicação de consulta externa complementar para assuntos que os alunos tenham apresentado maior interesse;

- As apresentações terão conteúdo expositivo mesclando bases legais e casos práticos.

- A turma terá número reduzido de inscritos para garantir a interação on-line de qualidade.

II. Local de realização: A presente proposta não exige local específico para que os alunos se acomodem, podendo o acesso dos participantes ocorrer por meio de computadores com acesso à internet de alta velocidade – recomendado acima de 10Mb de velocidade.


Conteúdo Programático

1.Noções Básicas de Execução Financeira, Orçamentária e Contábil (Atualizado pelo MCASP).

- Orçamento;

- Classificação Institucional;

- Funcional;

- Programática e por Natureza da Despesa;

- Restos a pagar e Despesa de Exercícios Anteriores. Suprimento de Fundos (Adiantamentos);

- Consolidação das contas públicas;

- Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos;

- Impropriedades encontradas na classificação orçamentária que acarretam erros na contabilidade patrimonial.


2.Patrimônio;

- Preceitos constitucionais;

- Formação, preservação e classificação;

- Agregação de valor aos Ativos Imobilizado e Intangível;

- Classificação patrimonial de material oriundo de serviços;

- Foro e Laudêmio;

- Estudo de Caso;

- Normas de Controle Interno de Almoxarifado, Bens Móveis e Imóveis (Roteiro).


3. Material;

- Consumo e Permanente;

- Parâmetros excludentes de material permanente;

- Recebimento Provisório e Definitivo;

- Renovação e Saneamento de estoques;

- Cálculos dos Estoques Mínimo e Máximo, Consumo Médio, Ponto de Ressuprimento e Quantidade a Ressuprir;

- Tipos e finalidades dos Inventários;

- Controle de bens através rádio frequência(RFID);

- Sistema Básico de Material;

- Processos de Fornecimento;

- Estoques patrimoniais.

- Guarda e conservação;

- Estudo de Caso;

-Prática para cálculo de estoques.


4.Compras Governamentais;

- Abordagem básica dos sistemas atuais;

- Casos reais da atuação de Fiscal/Gestor de contratos.


5. Movimentação de material;

- Incorporações e orçamentárias e extra-orçamentárias;

- Desincorporação;

- Relatórios de Almoxarifado-RMA e de Bens Móveis-RMB;

- Comodato.


6. Desfazimento de Bens Móveis

- Baixas Patrimoniais;

- Normas de desfazimento de bens móveis com ênfase em veículos e material de TI;

- Transferência, Doação, Cessão e Tipos de Alienação;

- Permuta e Tipos de Alienação;

- Abandono;

- SIADS e REUSE;

- Almoxarifado Virtual;

- Modelos de Termos de Desfazimento e Termo Circunstanciado Administrativo-TCA;

- Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos.

- Impropriedades na agregação de ativos.


7. Depreciação e Reavaliação

- NBCT 16.9 e 16.10;

- avaliação, reavaliação e depreciação;

- conceitos, responsabilidades e procedimentos;

- Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos

-Bens adquiridos antes da nova legislação;

- Bens com valores defasados;

-Teste de Recuperabilidade.


Instrutor Especialista – Mini Currículo

PAULO SILVIO SILVA DE FARIA – Graduado como Oficial do Exército-1971 , Mestrado-Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais-1981, Doutorado – Escola de Comando e Estado – Maior – Estratégia Nacional – 1986. Na área pedagógica tem os cursos de Operacionalização de Objetivos Educacionais-CEP, de Análise Ocupacional-CEP e de Organização e Métodos-FGV. No Exército foi chefe de Seções de Orçamento, de Finanças e de Patrimônio de Departamentos e Diretorias; Foi instrutor(professor) da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; Foi Chefe da 1ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças. Na vida civil foi Diretor Adm-Fin do DETRAN/RJ; Assessor da Presidência do IPERJ; Pró-Reitor Administrativo da Universidade SUAM; Coordenador de projetos no Núcleo Superior de Estudos Governamentais/UERJ, Consultor da OM&RM Auditoria e Consultoria. Possui Moção de Louvor pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente ministra cursos em diversas empresas nas áreas de Orçamento, Finanças, Almoxarifado, Patrimônio e Controle Interno, já tendo participado da capacitação de mais de 14000 alunos. É professor de MBA em Gestão Pública e Pós-graduação em Direito e Administração Pública nas Universidades Cândido Mendes e Castelo Branco, no Rio de Janeiro.

Investimento:

Valor para inscrição de um participante: R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais).

1º LOTE: Valor promocional para inscrições CONFIRMADAS até o dia 18 de novembro de 2020: R$ 787,00 (setecentos e oitenta e sete reais).

*É possível parcelar a inscrição em até 3X no cartão de crédito

Incluso no curso:
Apostila de conteúdo, disponibilizada na plataforma digital de ensino; Acesso 100% virtual e com interação junto ao professor; Certificado de participação do curso a quem tenha 75% ou mais de participação no programa.

Pagamento:
O pagamento poderá ser efetuado por cartão de crédito diretamente em nossa plataforma de EAD ou mediante crédito em conta corrente do Ingep.

Considerações Importantes:>

Para garantir sua participação, você pode optar entre fazer todo o processo de inscrição com pagamento pelo site específico do INGEP EAD, ou enviando e-mail de solicitação de inscrição para ingep@ingep.com.br.

Após realizar sua pré-inscrição, fique atento para um e-mail de confirmação com todas as orientações complementares.

A inscrição somente será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização, depósito ou pagamento em Cartão de crédito pelo site específico do INGEP EAD.

O cancelamento da inscrição com devolução de pagamento será admitido no máximo 05 dias úteis antes da data de realização da primeira atividade online, e mediante desconto de taxa administrativo-financeira de R$ 20,00 (vinte reais); após este prazo, deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior em outro curso.

As datas dos cursos podem ser alteradas, a critério do Ingep, sendo, neste caso, comunicados os alunos já inscritos, com até 5 dias úteis de antecedência.

Inscrição:

Como fazer sua inscrição:

Para garantir sua participação, você deve preencher o formulário abaixo ou enviar um e-mail de inscrição para ingep@ingep.com.br, informando os dados solicitados.

Após realizar sua pré-inscrição, aguarde um e-mail de confirmação do evento com todas as orientações complementares.

Se você necessitar de documentação qualquer para oficializar seu pedido de participação e aprovação, internamento, basta solicitar à nossa Administração. ingep@ingep.com.br ou telefone 51 3331.0000.